Volkswagen Gol


História
O Gol surgiu a partir da necessidade de se criar um sucessor para o Fusca após a segunda metade dos anos 1970 para enfrentar outros veículos com projetos modernos como Fiat 147 e Chevrolet Chevette. Os veículos produzidos pela matriz europeia não atendiam às necessidades do mercado brasileiro devido às condições de estradas e hábitos dos consumidores, exigindo assim uma plataforma mais resistente. O departamento de engenharia da Volkswagen, localizada na Fábrica II, no bairro paulistano de Vila Carioca, passou a desenvolver o projeto desta plataforma com base no primeiro Polo, que fora, por sua vez, projetada na Alemanha, há alguns anos antes por Phillip Schmidt que, na ocasião, atuava na Volkswagen brasileira como diretor de Pesquisa e Desenvolvimento.

O projeto BX se deu início em maio de 1975, após Schmidt vencer a resistência da matriz alemã devido aos insucessos dos veículos brasileiros SP-2 e o TL, e inspirou-se no cupê esportivo Scirocco, que por sua vez, fora baseado no Golf. O nome Gol veio da convenção da Volkswagen dar nomes aos veículos associados a esportes (Polo, Golf, Derby). Assim, este veículo adotou um nome baseado na paixão do brasileiro pelo futebol.

Primeira geração
Primeira geração

Modelo Gol do fim da década de 1980 da primeira geração.
Visão Geral
Produção 1980 – 1994
Fabricante Volkswagen
Ficha técnica
Motor BM 1300 cm³ F4 ar
BY 1300 cm³ F4 ar 
BP 1600 cm³ F4 ar[5] 
MD-270 1.5L 8v
MD-270 1.6L 8v 
EA-827 AP-1800 8V
Modelos relacionados Volkswagen Fusca 
Volkswagen Brasília 
Volkswagen Voyage 
Volkswagen Parati 
Volkswagen Passat
Dimensões
Comprimento 3 790 mm (149,2 in)
Entre-eixos 2 358 mm (92,83 in)
Largura 1 601 mm (63,03 in)
Altura 1 375 mm (54,13 in)
Altura livre do solo 130 mm (5,118 in)[6]
1980 – 1986
Estreou com motor carburado de corpo simples e arrefecido a ar, herdado do Fusca, um 1300 apelidado de "Gol Chaleira ou Batedeira", devido ao barulho característico proveniente do motor, com a opção da utilização de gasolina ou álcool como combustível[7]. Era disponível em duas versões: Básica e L. O desempenho era muito fraco, o que minou as vendas do modelo no primeiro ano de vendas.

Foi lançada em 1981 a versão com motor 1600, também arrefecido a ar, devido às constantes reclamações de baixo desempenho do motor 1300. A instalação do novo motor 1600 resultou na retirada do Brasília do mercado no ano seguinte. A versão básica passava a se chamar S e a versão L passava a se chamar LS. Por fora, além de novos emblemas, reportagens da época já destacavam que uma das poucas alterações visuais para o Gol 81 eram os piscas traseiros na cor âmbar (apenas em 1980 eles eram vermelhos).

No ano seguinte,1982, surgiu a série especial chamada Gol Copa, com rodas de liga leve, para-choques na cor do veículo, forração especial, faróis de neblina e outros acessórios em homenagem à Copa do Mundo de Futebol deste ano.

Em 1984 foi criada a nova versão BX, ainda com motor 1600 a ar. EM 1985 as versões S e LS ganhavam motor com refrigeração a água (MD 270) de 1.6L com 4 ou 5 marchas, que já era usado no Passat, no Voyage e na Parati. Essas versões traziam faróis, grade, lanternas dianteiras e para-choques idênticos ao Voyage, abandonando os faróis dianteiros sem piscas que invadiam a lateral do carro. O estepe, que era abrigado no compartimento do motor, passou a ser alojado no porta-malas.

Surgiu, no mesmo ano, a versão GT 1.8 de 99 cv declarados. Em 1986 esse motor foi substituído pelo AP-1800 (Alta Performance). Curiosamente o Gol GT jamais teve aerofólio, mas vinha com a inscrição "GT" serigrafada em branco em toda a área inferior do vidro traseiro.

A versão refrigerada a ar ficou como um modelo de entrada, ainda denominado Gol BX. Uma diferença bem visível em relação ao modelo a água era nas lanternas traseiras do BX; a posição de ré não possuía lâmpadas e tinha a lente de cor laranja, a mesma dos piscas traseiros.

A produção do Gol BX perdurou até o fim de 1986. Esse foi o último ano com a opção do Gol refrigerado a ar.

1987 – 1988

Gol 1987-1990
Ocorre a primeira reestilização da primeira geração. O Gol ganha frente levemente mais baixa com capô redesenhado, novos faróis, grade, para choques envolventes, novas lanternas dianteiras e traseiras, essas agora com alojamentos para 6 lâmpadas em cada lado, embora o Gol GTS (e futuramente o GTi) viesse com 5 lâmpadas em cada lado e as demais versões com apenas 3 lâmpadas em cada lado. O Gol GT é substituído pelo Gol GTS com alterações no 1.8, que passou a ter somente o álcool como opção, pois o modelo a gasolina deixava muito a desejar em questão de desempenho para um carro "dito esportivo". Interessante o fato de a Volkswagen insistir que o Gol GTS tivesse apenas 99 cv de potência apesar de estimativas indicarem que ele tivesse entre 105 cv e 109 cv. Se a Volkswagen admitisse a maior potência, o carro seria taxado com maior imposto, daí o fato de o motor ter a potência nominal tão baixa. O GTS é o primeiro Gol a vir com aerofólio de fábrica. Muda também a nomenclatura das demais versões: a S vira CL, e a LS vira GL. Em virtude do empréstimo compulsório estabelecido pelo governo para conter a alta do consumo decorrente do congelamento de preços imposto pelo Plano Cruzado, surge uma versão C, que substituía a antiga BX e era ainda mais básica que a CL, com motor 1.6, câmbio de 4 marchas e apenas na cor branca e a álcool, destinada a frotas e órgãos governamentais, que durou apenas até o início de 1988.


1990 Volkswagen Gol 1.8 GTS
Um ano depois da primeira reestilização externa, o Gol deixa de usar o painel de instrumentos baseado no da Variant II e ganha dois painéis: um mais simples, baseado no do Santana CL e um outro mais sofisticado (o Satélite) para as versões superiores GL e GTS. Os retrovisores subiram para a área das janelas das portas, e as colunas dos quebra-ventos foram um pouco recuadas para trás. Ao final deste ano, no Salão do Automóvel de São Paulo, é lançado o Gol GTi, primeiro carro nacional com injeção eletrônica.

O motor 2.0 do GTi (AP-2000i), somente a gasolina, tinha 120 cv. No final do ano o Gol na versão CL perdeu o consagrado motor AP-1600, para usar um outro derivado do 1.6 CHT da Ford —que passou a ser chamado de AE-1600 (Alta Economia)— por causa das modificações na sua estrutura e união com este fabricante, uma joint venture denominada Autolatina. O Gol ficou um pouco menos potente mas com mais torque em baixas rotações, ao mesmo tempo em que alcançava menor consumo, atingindo a marca de 12,5 km/l na estrada no modelo CL. Para a versão GL ficou disponível apenas o motor AP 1.8.

1989 – 1990
Em 1989 foi lançada a série especial Star. Foram fabricados apenas nas cores vermelho e branco. O interior possuía bancos comuns às versões CL e GL, porém com forração especial inclusive nas portas e laterais, de tons cinza e vermelho com o logo Star nos bancos dianteiros. Possuía quadro de instrumentos com conta giros e relógio digital igual ao do Gol GTS, porém o painel em si era o mesmo da versão CL em tom cinza. Sua motorização AP-1800 a gasolina ou álcool, câmbio, sistema de escapamento com silencioso de dupla ponteira, carburação e freios eram os mesmos do Gol GTS. Já os faróis e lanternas vinham da versão GTi: fumês na traseira e brancos na dianteira. Possuía os borrachões laterais pretos da versão GL da época com frisos brancos que também eram utilizados nos dois para-choques. Possuía ainda frisos cromados em volta dos retrovisores externos. Estes com as capas dos mesmos pintadas na cor do carro, inclusive a grade de refrigeração que o identificava de longe. Tinha ainda os adesivos especiais nos paralamas dianteiros e na tampa traseira com a inscrição Star 1.8, vidros verdes, desembaçador, lavador, limpador traseiro, ar quente e rodas de aço aro 13 com calotas iguais do Gol GL na cor branca. Os acessórios e opcionais mais comuns ao Gol Star 1989 eram as rodas Pingo d'água aro 14 dos modelos GTi e GTS, volante "4 bolas" do Santana, faróis auxiliares embutidos na parte inferior do para-choque a cor original era vermelho tornado e branco star. A segunda versão do modelo renasceria em 1998 lançado com motorização AP 1.6 a gasolina com Injeção MI, apresentava vidros verdes, ar quente, limpador, lavador e desembaçador traseiro, aerofólio e saias esportivas, faróis do Gol GTi com auxiliares embutidos à parábola dando um belo diferencial a versão, porém no interior era básico, era o modelo esporte do Gol, fabricado em 5 cores principais, vermelho, prata, branco, vinho e azul.

1991 – 1994

Gol GTI
Em 1991, ocorre a segunda reestilização da primeira geração. A grade dianteira, os faróis e as lanternas dianteiras (agora com refletivo lateral âmbar em cada uma) ficam mais estreitos, para atender também ao padrão norte-americano, já que o modelo derivado do Gol, o Voyage, ainda era exportado para lá com o nome Fox. Tanto que no Fox o refletivo âmbar dava lugar à luz de posição lateral cor de âmbar. Na traseira as mudanças são bem discretas: os vincos em baixo-relevo existentes na tampa do porta-malas do Gol passam a ser bem mais suaves e os emblemas que ali estão ganham nova grafia. Dessa vez os para-choques e as lanternas traseiras do Gol não mudam. O Gol GTi ganha novas cores, ao invés de ser oferecido apenas na cor azul como ocorria de 1988 a 1990. Mesmo com a reestilização da linha Gol, a VW insiste em oferecer o Gol GTS com as lanternas tricolores.


Gol 1991-1994 (face lift)
VWGOLtraseira.jpg
Em 1992, ano em que todas as versões recebem catalisador no escapamento (e com um pequeno emblema "catalisador" na traseira direita), são disponíveis duas versões CL, ambas com o mesmo motor AE 1600. Uma mais simples, com painel sem relógio nem hodômetro parcial, volante de plástico rígido, revestimentos das portas em plástico e rodas de 13 polegadas com pneus 155, e que foi comercializada apenas nesse ano, enquanto não era lançado o Gol 1000. A outra, mais sofisticada, com interior mais parecido com o do GL, exceto pela ausência do painel satélite, revestimento das portas em tecido, e rodas de 13 polegadas com pneus 175. No final do ano, a versão CL voltou a ser única, com o acabamento mais pobre.

Em 1993 é lançado o Gol 1000. A Autolatina converte o AE 1600 para AE 1000, com isso passou a ser fabricado Gol CL com o AE 1600, e Gol 1000 com o AE 1000. Devido ao incentivo fiscal, o Gol 1000 com motor AE 1.0 de apenas 50 cv passou a ser o mais vendido por ter um custo inferior aos demais. Esse modelo foi fabricado até o fim de 1996. No final do ano, o motor AP 1600 voltou a ser disponível para a versão CL.

Em 1994 o plástico dos para-choques de toda linha Gol passa a ser na cor cinza. Foi lançada a última série especial da primeira geração, o Gol Copa, em alusão à Copa dos EUA, e comercializado apenas na cor azul claro metálico (1994). Este foi o último ano de fabricação da primeira geração do Gol motor 1600, exceto para o Gol 1000 que continuaria a ser fabricado até 1996, convivendo com o Gol da segunda geração. Em 1994 o Gol 1000 passava a ser ainda mais simplificado para que ficasse ainda mais competitivo no mercado de populares. Externamente suas únicas mudanças nesse ano foram alguns itens de série, como frisos laterais e ventarolas móveis, passaram a ser opcionais e as lanternas dianteiras que passaram a ser totalmente na cor âmbar, e assim seguiria até o fim de sua fabricação.

Segunda geração
Gol G2 (Gol Bola)
Volkswagen Gol 2da geração.jpg
Gol2edit
Gol geração 2, o popular "Gol bola".
Visão Geral
Produção 1994 — 2003
Fabricante Volkswagen
Modelos relacionados Volkswagen Voyage
Volkswagen Parati
Cronologia

Gol 1ª geração
Gol 3ª geração

Gol G2
A segunda geração, conhecido como Projeto AB9 e apelidado como "Gol Bolinha", trazia uma carroceria totalmente nova, moderna que apresentou linhas mais arredondadas em relação à versão anterior, assim ganhando do público o apelido de "Gol Bola" no Brasil. Apesar da Volkswagen apresentar um projeto de carroceria novo, a plataforma era a mesma adotada em sua primeira geração, ajudando a manter soluções praticamente idênticas no que diz respeito a suspensão, motorização e freios.

Foi lançado nas versões 1000i e 1000i Plus (ambas com motor 1.0), CL 1.6, CL 1.8, GL 1.8 e GTI 2.0 (agora com "I" maíúsculo). O Gol de geração anterior, ou o "quadrado", também fazia parte da família e não saiu de linha, se mantendo como carro de entrada da marca, na versão 1000.

Em 1995 o Gol CLi 1.6 saiu com 86 cv de potência, e já em 1996 o mesmo Gol CLi saia de fábrica com apenas 81 cv de potência, tornando um fato bastante curioso, porém explicado pela necessidade de adequação às normas antipoluição para homologação.

Foi lançado o Gol GTI (1996) com motor 2.0 16V e 145 cv, que trazia um discutível calombo no capô para poder comportar o (largo e alto) cabeçote no motor, que não caberia ali sem tal adaptação uma vez que o bloco era do Golf 1.8 alemão. Já o Gol GTi 8V de 120 cv (gasolina), na época lutava contra os modelos Uno Turbo i.e, Kadett GSi e Escort XR3. Também foi lançado neste ano o Gol TSi 1.8, que tinha a missão de suceder os antigos modelos GTS, e não obteve sucesso pois apresentava somente alterações estéticas externas, sem mudanças drásticas no motor, que era o mesmo do GL, assim como o interior.


Gol MI 97/98 - Motor AT 1.0
Em 1997 seu motor passou a possuir injeção eletrônica multiponto de combustível em todos os motores desta linha e houve também alteração em suas nomenclaturas. O modelo CLi por exemplo passou a ser denominado como CL 1.6 MI.

Houve também uma alteração na motorização do modelo TSi, que passou a vir com motor 2.0, passando de 109 cv da versão GTI 8V, para 111 cv nesta nova versão. Neste mesmo ano é oferecida a versão GL também com opção de motor 1.6, que até então possuía motor somente 1,8 litro.

Séries especiais
Rolling Stones: O primeiro lançamento da série especial do Gol Segunda Geração foi a Rolling Stones, em alusão à apresentação da banda no festival Hollywood Rock 95.
Atlanta: É lançado em 1996 em homenagem às Olimpíadas sediada na cidade americana de Atlanta. Teve versões com motor 1.6i e 1.8i. A série Atlanta também teve espaço no catálogo da Parati.
Star
Motor
AT1000 - 1.0 8V Gasolina (94/02) - 2 Válvulas por cilindro, 999cm³, potência de 61cv a 5.000rpm, torque máximo de 9,7kgfm a 4.250rpm. Diâmetro do cilindro de 67,11mm, curso de 70,60mm, compressão de 10,5:1.
AT1000 - 1.0 16V Gasolina (97/02) - 4 Válvulas por cilindro, 999cm³, potência de 69cv a 5.000rpm, torque máximo de 9,7kgfm a 4.250rpm. Diâmetro do cilindro de 67,11mm, curso de 70,60mm, compressão de 11,2:1.
Gol G3
Gol G3
Gol "G3" 2003
Gol "G3"
Visão Geral
Produção 1999 — 2005
Fabricante Volkswagen
Cronologia

Gol 1ª geração
Gol G4

Chamado de "Gol G3", o Gol sofreu profundas mudanças estéticas, a primeira reestilização do Gol AB9 recebeu o nome comercial de Geração III onde recebeu uma nova plataforma, e começou a ser vendido em 1999 como modelo 2000. Mudanças visuais foram feitas em sua dianteira, traseira e interior, além de um novo jogo de rodas e calotas. No mais, a estrutura básica do veículo continuou a mesma, continuando a ser um Gol Geração II.

Foi lançado nas versões duas e quatro portas e foi abolida as nomenclaturas como CL, GL, etc, e optou-se pelo lançamento de pacotes de opcionais (Básico, Luxo, Conforto e Estilo) encontrados em qualquer motorização. Logo, seria possível encontrar um modelo 1.0 8V mais equipado do que uma versão 1.8, por exemplo.

As versões de motorização disponíveis eram: 1.0 8 válvulas, 1.0 16 válvulas, além de haver 1.6 a gasolina e posteriormente, 1.6 a álcool; 1.8 e 2.0. Na 3º Geração do Gol também era disponível a versão GTI, que possuía um motor 2.0 16 válvulas, cujo cabeçote era importado da Alemanha. Esse propulsor rendia 153 cavalos de potência, algo que podia fazer com que o Gol rompesse facilmente a barreira dos 200 km/h.

Em 2001, foi lançada a versão 1.0 16V Turbo, com 112 cv de potência. Esse sim, possuía comando de válvulas variável, o que permitia ter um bom torque em diferentes regimes de rotações. Esse motor superalimentado, levava o Gol aos 193 km/h de velocidade máxima. A força do turbo se fazia presente a partir das 2900 rpm e com um torque de 15,8kgfm.

2002: A linha Gol sofre pequenas alterações: por fora o Gol ganha apenas novos para-choques e nova grade, e seus derivados, Parati e Saveiro, passaram pelas mesmas mudanças, além de ganharem novas lanternas traseiras (exceto o Gol) e novas tampas do porta-malas (Parati) e da caçamba (Saveiro).

2003: É lançado o primeiro veículo bicombustível do Brasil: o Gol Power 1.6 Total Flex, que pode funcionar com álcool, gasolina, ou qualquer mistura destes combustíveis. Em 2005, o Gol popularizou a tecnologia bicombustível no Brasil, pois nesse ano, a Volkswagen passou a oferecer o Gol 1.0 bicombustível. O Gol, foi o primeiro veículo 1.0 no Brasil a oferecer a tecnologia bicombustível.

1.0 16V Turbo: Modelo deste automóvel que perdurou entre os anos 2000 e 2003, equipado com motor 1.0 16V turbinado, já possuía design de lanternas e para-choques diferenciados que destacaram este modelo. Design que foi reutilizado no modelo Power, destacando também aquela versão.
GTI 2.0 16V: Produzido entre o ano 1999 e 2000, o GTi 2.0 16V foi considerado o mais rápido e melhor Gol já produzido, seu AP 2.0 com cabeçote herdado da Audi/VW de 16 valvulas, desenvolvia respeitaveis 153 cv e chegava a 209 km/h de final, onde vinha de fabrica com computador de bordo multi função, Airbag duplo, freio a disco ventilado nas 4 rodas com ABS, bancos Recaro em couro com multi regulagens, ar condicionado, cd player e acabamento diferenciado em geral. Muito procurado por admiradores e valorizado no meio automotivo nacional. A versão com motorização mais forte já feita de todos os Gols já produzidos e a última versão GTI da família Gol.
Séries especiais
Série Ouro: O veículo base é o Gol 2 / 4 portas, motor 1.0, 16V, ano/modelo 2000. Seus equipamentos remetem ao que há de mais atual na época, além do diferenciado adesivo comemorativo das Olimpíadas nas laterais. O painel de instrumentos é na cor preta. Sua direção é hidráulica de série e o volante é de 360mm. Os vidros verdes escurecidos, antena no teto e aerofólio traseiro com break-light valorizam o seu estilo esportivo. Possui console central integrado com extensão traseira, porta-copos e porta-objetos, acelerador eletrônico.
Sport: Apesar do nome e de possuir a motorização 1.0 de 16 válvulas, foi lançado em alusão à Copa do Mundo de 2002. Entre os itens de série estão o CD Player, antena no teto, banco do motorista com regulagem de altura, aerofólio na cor do veículo com break-light, vidros escurecidos, faróis com duplo defletor e máscara negra, faróis e lanternas de neblina, lanterna traseira fumê e grade dianteira na cor do carro, acelerador eletrônico E-Gás.
Fun: Série tendo como diferencial cores vivas, máscara dos faróis na cor do veículo, rodas de 14 polegadas e faróis de neblina. Os opcionais era os mesmos de toda a linha.
Highway: Motorização 1.0 de 16 válvulas e 77 cavalos, foi lançado com cor característica (Verde Highway) onde seus pigmentos fazem a variação desde verde musgo até o dourado, de acordo com a incidência de luz.
City e City Total flex: Lançado em 2004 com pequenos diferenciais básicos, compartilhava o mesmo painel e tabelier da versão GII (bolinha) porém na cor preta e moderno motor EA111 1.0 8V que equipa a linha Gol e Fox. Em 2005, foi lançada a versão City 1.0 8V Total-Flex com a mecânica igual a do modelo GIV.
Rallye: Em 2005 foi lançado o Gol Rallye com suspensão elevada, rodas de liga leve de série e alguns acessórios.O motor que equipava essa versão era o AP 1.8, 8 válvulas, os bancos e painel eram personalizado e o diferenciava das demais versões do Gol.
Gol G4
Gol G4
Volkswagen Gol Trendline Plus
Visão Geral
Nomes
alternativos Gol
Produção 2005 - 2014
Fabricante Volkswagen
Modelo
Carroceria Hatch
Ficha técnica
Motor 1.0, 1.6 e 1.8
Transmissão Manual
Modelos relacionados Volkswagen Voyage
Volkswagen Parati
Tanque 280l
Consumo Flex
Cronologia

Gol G3
Gol G5


VW Gol Plus 2007 with Total Flex logo
Chamado comercialmente de "Geração 4", o Gol (ainda da segunda geração) sofre novas alterações: novas dianteira e traseiras, novo painel (seguindo a tendência dos automóveis "de entrada" da marca), com leve empobrecimento no acabamento interno, devido à presença do Polo no mercado, e suspensão mais elevada. Disponíveis nas versões City, Plus e Power. Em setembro e outubro de 2006 o seu principal concorrente Fiat Palio passou em números de vendas, contudo o Gol fechou o ano como o carro mais vendido do país. Em agosto de 2007, novamente o Palio volta a passar o VW Gol. A Volkswagen continua a deixar a desejar no quesito acabamento e conforto mesmo com as alterações na nova linha do Gol "G4" / 2008, onde o carro teve pequenas mudanças na suspensão e no motor passando de 71 cv a 75 cv. Desde seu lançamento a estabilidade de sua suspensão é muito elogiada. Em 2010, surge a versão Ecomotion, com motor 1.0, para ser o carro de entrada. O Gol "G4" continuou sendo produzido como versão de entrada do modelo, até ano de 2014,[8] apenas com motor 1.0.

Séries especiais

Gol Copa
Copa: Em 2006 foi lançado uma série especial limitada em 16.000 unidades em homenagem a seleção pentacampeã brasileira, disponíveis nas cores vermelho Flash, amarelo Solar e branco Glacial, cinza Cosmos e prata Light, e com motorização 1.0l 8V Total Flex (68 cv - 71 cv) e 1.6 8V - Total Flex (97 cv - 99 cv). Foi o primeiro modelo da linha Gol a adotar a grade frontal no formato em "V" pintado em preto fosco.
Rallye: No ano de 2007 foi a vez do Gol Rallye, dotado de para-choques novos na cor cinza com faróis integrados, faróis com máscara negras, molduras nas caixas de rodas, bancos e volante diferenciados. O motor 1.6 Totalflex atinge até 103 cv.
Power G4 com interior do G3: Em 2008 foi acrescentado a lista de opcionais do modelo o pacote Air bag duplo, dotado de um interior mais sofisticado na cor cinza escuro. Suas vendas foram limitadas a frotistas. Devido o veículo possuir Air bag frontal duplo, foi utilizado o painel do Gol G3, pois o painel do G4 não possui suporte para Air bag, algo que foi corrigido no Gol G5.
Terceira geração
Gol G5
Gol G5
VW Gol 1.6 2008
Visão Geral
Nomes
alternativos Gol
Produção 2008 - 2012
Fabricante Volkswagen
Modelo
Carroceria Hatch
Ficha técnica
Motor EA-111 VHT 1.0 8V Flex (72/76 cv)
EA-111 VHT 1.6 8V Flex (101/104 cv)
Transmissão Manual e automatizada Imotion
Modelos relacionados Volkswagen Voyage
Volkswagen Saveiro
Dimensões
Comprimento 3.899mm
Entre-eixos 2.465mm
Largura 1.656mm
Altura 1.451mm
Peso 934 KG
Tanque 285l
Consumo Flex
Cronologia

Gol G4
Gol G6


Volkswagen Voyage G5, no México onde é comercializado o nome de Gol Sedan
O Novo Gol foi lançado no dia 29 de junho de 2008, que corresponde a verdadeira terceira geração. O modelo do Novo Gol teve suas características externas e internas renovadas, e por isso é conhecido como a 5ª geração do Gol, totalmente renovada em relação a 4ª, inclusive em relação à plataforma, que passou a ser a mesma de Polo e Fox, essa lançada em 2002 no Polo. Porém, a montadora não adota a nomenclatura G5 ou qualquer aproximação para este veículo e sim, Novo Gol.

Esse carro é equipado com motor transversal EA111 em duas opções bicombustível 1.0 e 1.6.[9][10] Inicialmente, nessa geração, estava disponível apenas com cinco portas, convivendo com a segunda geração reestilizada, chamada geração IV, disponível em três ou cinco portas, nas versões 1.0, Ecomotion 1.0 e Titan 1.0. A linha "geração V" contava no lançamento com sete opções de cores: dois tons de cinza, dois de vermelho, preto, branco e prata.[11] A suspensão traseira é igual à da segunda geração, enquanto a dianteira é mais resistente à torções. A coluna de direção é nova e o câmbio, o mesmo do Fox (com relação do diferencial alongada). Como novidade, além do compartilhamento de plataforma com Polo e Fox, entre os opcionais estão o air-bag duplo (a segunda geração não podia ter airbag para o passageiro) e freios tambor.

Em 2009, o Novo Gol ganhou uma versão automatizada vendida no nome I-Motion, que foi inicialmente lançada no Polo, logo em seguida chegando ao Gol e ao Voyage. O I-Motion é o sistema criado pela Magneti Marelli, usado também pela Fiat, com o nome de Dualogic com diferenças de calibração escolhida por cada loja.

O lançamento
A festa de lançamento teve como um dos pontos altos da apresentação um desfile de 20 cães da raça vira-lata em alusão às antigas campanhas publicitárias do Gol em que o esse tipo de cão aparecia, onde se ressaltava a confiança e lealdade que o veículo emana de forma semelhante a desta raça de cão.

Séries especiais
Rock in Rio: Também presente na linha Fox, alusiva ao evento na cidade do Rio de Janeiro. Vinha com sistema de som com MP3, entrada USB e Bluetooth de série, rodas aro 14" em grafite, adesivos na lateral alusivos à versão e motor 1.0,vendido nas cores vermelha sólida, azul metálico e branco.
Seleção: Alusiva à Seleção brasileira de futebol, tinha faixas laterais alusivas à versão, rodas 14" em grafite, bancos exclusivos com o escudo da CBF bordado, sistema de som com MP3, USB e bluetooth e motor 1.0. Foi limitada a 3000 unidades.
Vintage: Série limitada a 30 unidades, comemorando 30 anos do Gol no mercado. Bancos de couro com apliques brancos, rodas aro 16", volante com comandos do sistema de som, Airbag duplo, ABS. Vinha somente na cor Branca, com faixas pretas pintadas no teto e tampa do porta-malas. Custava R$55.000.
25 anos: Kit que comemorava os 25 anos do modelo na liderança de mercado no Brasil. A se destacar, vinha apenas com faróis com máscara negra, novas calotas, bancos em tecido exclusivo e um brasão alusivo à versão nos paralamas. Tinha motor 1.0, apenas.
Carroceria
O Gol de terceira geração foi testado pelo instituto Latin-NCAP, que avalia o nível de proteção dos veículos vendidos na América Latina, no caso de uma colisão. O Gol sem airbag recebeu, em proteção para adultos, apenas 1 estrela de 5 possíveis no teste, caracterizando morte certa do motorista, enquanto o modelo equipado com airbag duplo recebeu 3 estrelas de 5 possíveis. Na proteção para crianças, o modelo recebeu apenas 2 estrelas de 5. Foram resultados muito ruins, mas infelizmente ficaram na média dos resultados de outros modelos de sua faixa de preço no Brasil, como por exemplo o Fiat Palio, principal rival no mercado.

Motor
O motor é o EA-111 VHT, que na versão 1.6 já equipa o Polo e o Fox. Na versão 1.0 é o mesmo do Fox 2009 com 9,7/10,6 kgfm (gasolina/álcool) de torque a 3.850 rpm abastecido com álcool e 72/76 cv (gasolina/álcool) a 5.250 rpm.[12]

Séries especiais
Rallye: Em 2010, a versão atual do Gol Rallye foi lançada com suspensão elevada, pneus de uso misto, e herdou o para-choques da Saveiro Cross.[13]
Vintage: Série comemorativa em alusão aos 30 anos do primeiro modelo. Essa série teve poucas unidades produzidas e vinha com uma guitarra Tagima no porta-malas, além de rodas estilo BBS, pintura branca e adesivos exclusivos na tampa traseira entre as lanternas e nas portas e motor 1.6 VHT.
BlackGol: Série que marca o fim do primeiro modelo e a chegada da primeira versão reestilizada da terceira geração. Essa série tem todas as unidades na cor preta, rodas pintadas na cor grafite e motor 1.0 VHT.
Seleção: Com motor 1.0 e adesivos externos, em alusão à Copa do Mundo de 2010.
Rock in Rio: Vinha na cor vermelha, com motor 1.0 e adesivos nas portas, em alusão ao evento ocorrido na cidade do Rio de Janeiro.
Novo Gol (Gol G6)
Novo Gol (Gol G6)
Volkswagen Gol 1.6 Power 2013 (12489173025).jpg
Volkswagen Gol 1.6 Power 2013
Visão Geral
Nomes
alternativos Gol
Produção 2012 — 2016
Fabricante Volkswagen
Modelo
Carroceria Hatch
Ficha técnica
Motor EA111
Modelos relacionados Volkswagen Voyage
Volkswagen Parati
Volkswagen Saveiro
Volkswagen SpaceFox
Dimensões
Comprimento 3895 mm
Entre-eixos 2465 mm
Largura 1656 mm
Altura 1464 mm
Peso 961 kg
Tanque 285 litros
Cronologia

Gol G5

Volkswagen Gol Sedan 1ª Geração Mexicana (Vendido no Brasil como Voyage 2ª Geração)
Em 2012, o Gol G5.B recebeu nova frente, especificando os faróis, iguais ao do Volkswagen Fox, Volkswagen Jetta etc. A marca optou por não chamar essa reestilização de G6, mas apenas "Novo Gol", embora alguns concessionários insistam em usar o apelido "G6" como estratégia de marketing, que por enquanto não emplacou, devido ao fato de a nova "geração" não passar de um facelift. Esse novo modelo, lançado em 2012 como modelo 2013, tem os motores 1.0 VHT "TEC" e 1.6 EA111 (podendo receber câmbio I-motion) sendo ambos Flex, com injeção eletrônica e câmbio manual com 5 marchas. A versão Power (1.6) possui um motor de 104 cv, torque de 15,6 Kgfm.

Gol de 2 portas
Em meados de outubro/novembro de 2012, foi lançada a carroceria de três portas pela primeira vez na terceira geração do Gol, já com a reestilização da linha 2013, quebrando um hiato de quatro anos sem a Volkswagen oferecê-la na geração mais nova, embora ainda continuasse sendo vendida a antiga "G4" três portas em versão básica e Ecomotion, ambas com motor 1.0.

Versões
Highline: Em março de 2013 é lançada a linha 2014 com a nova versão Highline, topo de linha, com uma série de itens de série que no modelo anterior, o Power, eram opcionais.
Rallye: Em maio de 2013 é lançada a nova versão aventureira com novas rodas exclusivas e motor 1.6.
Track: Em maio de 2013 é lançada a versão Track com estilo aventureiro, motor 1.0 e para-choque igual ao da Saveiro G6 Trooper, o que o distingue das demais versões do Gol.
Seleção: Série especial lançada em novembro de 2013 com motor 1.0 ou 1.6 com rodas exclusivas modelo Thor aro 15 e adesivos alusivos a Copa do Mundo de 2014.
Gol G7
Em 2016, ocorreu o segundo facelift na sexta geração. O interior e o painel foram completamente renovados com novas saídas de ar condicionado e o modelo ganhou uma central multimídia (disponível como um dos opcionais do modelo). No lado de fora, a tampa do porta malas passou a ter um vinco e as lanternas traseiras ganharam efeito tridimensional quadrado remetendo ao Gol BX. Os para choques dianteiro e traseiro passaram por algumas alterações e os faróis ganharam máscara negra. O motor EA211 1.0L MPI de 3 cilindros e 12V, usado no Volkswagen Up!, foi adotado no Gol nas versões Trendline e Track. A Comfortline segue com o motor 1.6 de 4 cilindros e 8v EA111.

Em julho de 2018, o modelo recebeu o câmbio automático de 6 marchas, anexado ao motor 1.6 16v EA211 de 110/120cv, conjunto que se encontra também no Polo.

As versões manuais seguem com o EA211 MPI 1.0 3 cilindros e o antigo EA111 1.6 8v de 104cv. Para ambos, permanece o mesmo câmbio manual de 5 marchas.

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