Carro rebaixado - Historia
Tudo começou há 108 anos atrás
Os automóveis surgiram por volta de 1885, porém eles eram um item muito caro e exclusivo para ricos, Sem contar que eram uma grande novidade que até assustava algumas pessoas mais simples. "Como essa charrete se move sem cavalos? Bruxaria?!". As coisas não eram tão simples para os automóveis no final do século XIX.
Mas em 1903 surgiu a Ford Motor company (isso mesmo, a Ford) que inaugurou um processo de fabricação sem precedentes na história. E o seu foco eram os automóveis. Com a Ford, os carros passaram a ser produzidos em uma velocidade surpreendente e em um preço bastante acessível para a população. Agora, todo mundo poderia ter um carro com um preço acessível e um ótimo desempenho.
Porém, a nossa história começa em 1910 com o Ford Modelo T. Muitos clientes, insatisfeito com a potência do veículo, que em sua velocidade máxima, chegava a 75km/h, começaram a modificar o motor do clássico carro para ter mais potência. Pois é, o Ford modelo T foi o primeiro carro popular a ser "tunado". Não, não foi o Monza 88 do seu pai, mesmo que ele seja maneiro.

Anos 80, sacos de areia e Lowriders
A década de 80, no geral, foi uma década de revoluções para o mundo. O final da guerra fria, a evolução dos computadores, as calças coladas e os cabelos ridículos, quero dizer, diferentes, é claro. Mas foi também uma década de revolução para o ramo automotivo e os carros modificados.
A Califórnia nos EUA foi o palco dos primeiros carros rebaixados com os Lowriders. E o que eram os Lowriders?
Lowrider é o termo em inglês para designar a cultura de modificar veículos e rebaixar carros. Naquela época, com carros estilosos com motores incríveis e design sofisticado como o Impala e Riviera, esses amantes de carros fizeram coisas maravilhosas. Foi com essa galera da Califórnia que virou moda rebaixar! Rebaixar o seu veículo era sinônimo de estilo e modernidade. Não era pra qualquer um não, era pra quem realmente amava tunar carros.

Antes das suspensões Fixa, Rosca, Ar ou SLIM , os Lowriders costumavam por sacos de areia ou de pedra na traseira dos seus carros para que eles ficassem rebaixados. Não era brincadeira não. Eles também tinham outros métodos não convencionais para rebaixar suas carangas com estilo. Porém, não é de hoje que a polícia encrenca com carros baixos.
A polícia não via com bons olhos os Lowriders e seus carros baixos, então, não raramente, os carros tunados eram atuados e a vida dos amantes de rebaixados se complicava mais. Hoje existem formas de ter seu carro baixo dentro da lei! Quer saber como? Basta clicar aqui!
Mas tem males que vem para o bem! E foi aí que surgiram as primeiras suspensões pneumáticas! Isso mesmo, o Kit Ar surgiu como alternativa a complicação que os carros baixos sofriam na época! Resumindo, os caras saiam com os seus carros socados por aí abalando o coração dos "brotos" da época, mas quando a polícia aparecia, bastava acionar a suspensão pneumática para estar mais uma vez com o carro na altura original. Genial, não?

Anos 2000 e Velozes e Furiosos
Os carros rebaixados se popularizaram e inovaram nos anos 80. Mas foi depois dos anos 2000 que moda realmente pegou. Com a cultura pop abordando os carros tunados e modificados, a coisa ganhou um novo âmbito.
Com filmes como Velozes e Furiosos, que foi um grande sucesso de bilheteria na estreia da franquia, e é hoje um dos grandes títulos do cinema, os carros modificados ganharam um grande destaque. Foi também por conta de jogos como Need For Speed, GTA, entre outos, que a paixão pelos tunados cresceu e tomou destaque mundial.

Hoje se pode ver centenas de modelos de suspensões especias para rebaixar carros. Existem milhares de canais, revistas e programas de Tv que tratam exclusivamente sobre o "tuning". Existem muitas empresas no mercado automotivo que fazem um ótimo serviço de modificação em veículos.
Hoje, carros rebaixados, são mais que estilo, são arte e cultura.
Fonte: www.hsvsuspensoes.com
Fonte: www.hsvsuspensoes.com
Comentários
Postar um comentário